Associação da cirurgia com a acupuntura
- Átila Gonçalves 
- 28 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
Para quem leu minhas outras publicações, puderam perceber que a cirurgia e a acupuntura podem, e em certos casos, devem ser combinadas. Isso ocorre porque a cirurgia é a principal abordagem terapêutica em determinadas situações.
Vemos tanto pela medicina convencional como medicina tradicional chinesa (MTC) que devemos agir na causa para alcançarmos a cura. Quando um animal não consegue se adaptar a uma situação, como no caso de mancar devido a uma ruptura do ligamento cruzado cranial, apresentar alterações de reflexos ou falta de nocicepção (o que também chamam de dor profunda) causadas por uma hérnia de disco, a cirurgia tem que ser indicada.
Em um estudo, 40 cães com hérnia de disco foram divididos em três grupos: um grupo tratado com cirurgia, outro com eletroacupuntura e um terceiro com a associação das terapias. Os resultados demonstraram que a acupuntura, ou a combinação das terapias, apresentou resultados superiores em relação aos pacientes submetidos apenas à cirurgia.
Um ponto importante a ser destacado é que a integração das abordagens médicas aumentou as chances de sucesso, destacando a importância de não ignorar os avanços na medicina veterinária, analisar as evidências disponíveis e oferecer o tratamento mais eficaz aos pacientes, evitando crenças místicas ou ceticismo exagerado. Em muitos casos, isso resultou em cura, mas quando não é possível, restam os cuidados paliativos para aliviar o sofrimento.
Referência: JOAQUIM, J. G. F. et al. Comparison of decompressive surgery, electroacupuncture, and decompressive surgery followed by electroacupuncture for the treatment of dogs with intervertebral disk disease with long-standing severe neurologic deficits. Journal of the American Veterinary Medical Association, v. 236, n. 11, p. 1225–1229, 2010.
M.V. Esp. Átila Jorge Gonçalves
CRMV-SP 30476



Comentários