Diagnósticos diferenciais em coluna
- Átila Gonçalves

- 23 de abr. de 2024
- 1 min de leitura
Devido à frequência da hérnia de disco na prática clínica, muitos animais são diagnosticados com essa condição sem que entenda completamente o histórico da doença ou se realize uma avaliação adequada por meio do exame físico e neurológico. A ausência de exames complementares reforça diagnósticos imprecisos.
Detalhes como o início, duração e evolução dos sinais clínicos, são fundamentais para considerar diagnósticos diferenciais em coluna e determinar se a acupuntura é uma indicação apropriada. Outras doenças podem causar sinais parecidos com a hérnia de disco:
Traumatismos (como atropelamentos, maus-tratos, quedas de grandes alturas, etc.);
Embolia fibrocartilaginosa;
Meningoencefalite;
Discospondilite;
Neoplasias;
Mielopatia degenerativa;
Síndrome da cauda equina;
Síndrome de Wobbler.
Meningoencefalites inflamatórias (não infecciosas) e traumatismos podem responder positivamente associando o tratamento com acupuntura. Por outro lado, neoplasias e doenças infecciosas (mielopatias infecciosas) exigem abordagens diferentes.
Portanto, é fundamental compreender que existem diversas condições além da hérnia de disco e que nem todas podem ser tratadas com acupuntura. Isso é importante tanto para os tutores quanto para os colegas que recomendam a acupuntura, a fim de alinhar expectativas em relação às possibilidades de melhora do paciente. Também auxilia os veterinários acupunturistas a compreenderem quando devem indicar outras abordagens ou encaminhar o paciente para outros especialistas. O conhecimento dos limites da acupuntura também fortalece essa especialidade.
M.V. Esp. Átila Jorge Gonçalves
CRMV-SP 30476




Comentários