Síndrome de disfunção cognitiva
- Átila Gonçalves

- 11 de jun. de 2024
- 1 min de leitura
A Síndrome de Disfunção Cognitiva, também conhecida como Alzheimer canino, está associada ao envelhecimento cerebral, levando a alterações da consciência e à diminuição das respostas aos estímulos externos. Segundo a literatura, cães e gatos com mais de 11 anos podem apresentar alguma alteração, como desorientação, mudança na interação com os humanos ou alterações no ciclo do sono. Mas isso é mais comum a partir dos 15 ou 16 anos, geralmente quando a progressão da doença se torna mais perceptível para os tutores.
As causas podem ser a redução dos neurônios, radicais livres tóxicos e a diminuição do fluxo sanguíneo cerebral, tornando essa doença difícil de tratar e exigindo um tratamento multidisciplinar. Desde a mudança ambiental para dar estímulos físicos e mentais até a mudança de dieta, suplementação com ômega 3 (por sua ação antioxidante) até medicamentos que aumentem o fluxo sanguíneo cerebral.
A acupuntura pode ser sugerida como tratamento por aumentar a circulação sanguínea e favorecer as adaptações desses neurônios (chamado de neuroplasticidade). Mas até o momento desta postagem, não consigo mostrar nenhum trabalho dentro da veterinária relacionando a acupuntura com a Síndrome da Disfunção Cognitiva para apresentar a vocês.
O recado que deixo para vocês é que a acupuntura, associada aos outros tratamentos, são sugeridos para adiar a evolução da doença e controlar os sinais clínicos em algum determinado momento. Mas é importante deixar claro que temos que estar preparados para uma provável evolução dos sinais clínicos mesmo assim.
M.V. Esp. Átila Jorge Gonçalves
CRMV-SP 30476




Comentários