Doença do disco intervertebral (DDIV)
- Átila Gonçalves

- 23 de abr. de 2024
- 1 min de leitura
A dor na coluna é uma das razões mais comuns de encaminhamento para a acupuntura em animais. Embora existam diversos diagnósticos associados a essa condição, neste momento, vamos focar na causa mais frequente: a doença do disco intervertebral (DDIV), também conhecida como hérnia de disco.
Atualmente, a hérnia de disco é classificada entre quatro e cinco níveis dependendo da localização na coluna vertebral. Os sinais clínicos variam entre dor sem sinais neurológicos a mais graves como paralisia dos membros, perda de sensibilidade à dor ou falta de controle da urina e fezes. A perspectiva que temos em relação ao sucesso e tipo de tratamento (através de medicamento, cirurgia ou acupuntura) mudam de acordo com essa graduação.
O objetivo aqui é enfatizar que, mesmo no caso da hérnia de disco (que possui a maior quantidade de estudos dentro da acupuntura veterinária), é essencial obter um diagnóstico preciso e considerar a combinação com outras terapias. A acupuntura nem sempre será a única solução para todos os tipos de hérnias de disco e dependendo do grau, pode não garantir a cura completa ou resultados satisfatórios.
Portanto, é fundamental que colegas veterinários e tutores estejam cientes da importância do diagnóstico, que envolve uma anamnese detalhada e avaliação clínica, juntamente com exames complementares, como radiografias, ressonâncias magnéticas ou tomografias computadorizadas, para localizar a lesão e garantir o tratamento mais eficaz. Isso permite alinhar expectativas com tutores e colegas, promovendo maior transparência ao longo do processo de tratamento.
M.V. Esp. Átila Jorge Gonçalves
CRMV-SP 30476




Comentários